Assinatura de telemóvel
Ao vir para Portugal de fora da União Europeia, é importante adquirir um plano de telemóvel para ter acesso ao serviço de telemóvel para fazer chamadas, enviar e receber mensagens de texto e carregar direções ao se deslocar pela cidade. Se for da UE, ainda pode usar o seu operador do seu país de origem como faria no seu próprio país, e as mesmas tarifas e taxas que se aplicam lá serão aplicadas a si em Portugal. Dentro da UE, «roam like at home» significa que pode utilizar o seu telemóvel noutros países da UE como se estivesse no seu país, sem incorrer em quaisquer taxas de roaming adicionais.
Se vier de fora da União Europeia, terá de adquirir um cartão SIM ou um eSIM, dependendo do telemóvel que tiver. Felizmente, Portugal tem muitas opções tanto para cartões SIM como para cartões eSIM. Os telemóveis que podem utilizar um eSIM para serviços de telemóvel em Portugal incluem: qualquer iPhone posterior ao iPhone XR, qualquer Samsung posterior ao Samsung Galaxy S20 e qualquer Google Pixel posterior ao Google Pixel 2. Outras especificações para telemóveis compatíveis com eSIMs podem ser encontradas AQUI.
Alguns prestadores de serviços portugueses que oferecem pacotes para um eSIM virtual incluem:
MEO: https://www.meo.pt/servicos/movel/tarifarios-telemovel/e-sim
NOS: https://www.nos.pt/movel/esim?tabsId=generated-tabs-0&tabId=samsung
Um cartão SIM físico pode ser usado com o seu telemóvel se o seu dispositivo tiver um local para inserir e retirar um cartão físico, o que geralmente pode ser encontrado em modelos de telemóveis mais antigos. Com um cartão SIM físico, só pode ter um SIM ativado de cada vez, o que significa que não poderá receber mensagens de texto ou chamadas no seu número residencial enquanto estiver a usar o cartão SIM português.
Alguns operadores portugueses que oferecem pacotes para cartões SIM físicos incluem:
Vodafone: www.vodafone.pt
Lycamobile: Lyca mobile
Tanto com um cartão SIM físico como com eSIMs virtuais, a maioria dos prestadores de serviços oferece pacotes com um determinado número de dias ou meses durante os quais poderá utilizar o serviço português. O tempo durante o qual necessita do serviço de telemóvel e a quantidade de gigabytes de que necessita irão alterar o preço que lhe será cobrado pelo serviço de telemóvel. Geralmente, quanto mais tempo utilizar o serviço de telemóvel do prestador de serviços, menor será a tarifa diária.
