Dicas sustentáveis para Lisboa

Num mundo em que muitas das coisas que compramos, fazemos e usamos têm um impacto ambiental muito forte, está a surgir uma nova consciência. As escolhas estão a tornar-se mais ponderadas e as informações sobre as consequências estão acessíveis a todos.

Mas nem sempre é fácil conciliar as milhares de possibilidades, e aqui damos-lhe algumas dicas para visitar e experimentar Lisboa com uma abordagem consciente e sustentável.

Por toda a cidade, pode encontrar alternativas sustentáveis e ecológicas em transportes, vestuário, alimentação e muito mais.

O objetivo é apoiar as pequenas produções locais, a reciclagem e o mercado de segunda mão.

Transporte sustentável

Na cidade de Lisboa é muito fácil deslocar-se, graças à presença de muitas opções de transporte, operadas pela Metropolitano de Lisboa (metro), Carris (autocarros urbanos, elétricos e funiculares) e Comboios de Portugal/CP (comboios suburbanos que ligam Lisboa às cidades vizinhas e a toda a área metropolitana).

Gira é o sistema público de partilha de bicicletas de Lisboa, operado pela EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa). Este serviço permite aos utilizadores alugar bicicletas através de uma aplicação, tanto clássicas como elétricas, distribuídas em mais de 130 estações pela cidade, contribuindo assim para uma mobilidade urbana mais sustentável. Embora Lisboa seja uma cidade um pouco difícil de percorrer de bicicleta, existem ciclovias que permitem pedalar pelas zonas mais importantes e atraentes.

Existem diferentes tipos de bilhetes sazonais para atender a diferentes necessidades.

Existem várias empresas a operar em Lisboa que oferecem e-scooters que podem ser facilmente utilizadas através do registo numa aplicação. Alguns exemplos de empresas que oferecem partilha de scooters na cidade são a Lime, Bolt, Voi, Tier e Whoosh.

Se planeia explorar o rio Tejo, talvez ao pôr do sol, para desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade, existe a possibilidade de utilizar barcos e ferries elétricos. Se carregou o seu cartão Navegante com determinados tipos de passes, pode desfrutar da travessia do rio sem ter de comprar outros bilhetes.

Em vez disso, no Get Your Guide pode encontrar várias ofertas.

Compras sustentáveis

Por toda a cidade de Lisboa pode encontrar lojas que oferecem produtos éticos, vintage e ecológicos.

Uma das mais conhecidas é a Humana Vintage, que se concentra na gestão sustentável dos recursos têxteis. Existem muitas lojas espalhadas pela cidade e muitas vezes pode encontrar super descontos que tornam o mercado de segunda mão ainda mais acessível a todos. Também organiza recolhas de roupa em segunda mão para evitar o desperdício.

Outras lojas vintage bem conhecidas na cidade são a New Jester VintagePop Closet e Mess Vntg, que oferecem uma seleção cuidadosa de peças de roupa.

Se procura lembranças ou artesanato que apoiam pequenas produções locais, a A Vida Portuguesa é para si. Pode encontrar produtos tradicionais portugueses, como têxteis feitos à mão, sabonetes e cerâmicas.

Para os amantes de mercados, existe a Feira da Ladra, um mercado popular que remonta ao século XIII.

Às terças e sábados, em qualquer época do ano e independentemente do tempo, encontrará uma incrível variedade de artigos na zona de Alafama, em Campo di Santa Clara.

A Feira da Ladra atrai tanto locais como turistas à procura de pechinchas e tesouros únicos.

Pode encontrar roupa vintage, livros antigos, artesanato, artigos decorativos e muito mais.

Outro mercado importante é a Feira do Relógio, realizada todos os domingos na Avenida Santo Condestável, em Chelas, desde meados da década de 1970. É a maior feira de Lisboa e, para os locais, é como um ritual dominical. Sempre um local para se encontrar e socializar, esta feira oferece de tudo, desde frutas a flores, roupas e todo o tipo de objetos.

Dicas para fazer escolhas sustentáveis e poupar dinheiro em comida

Além dos vários mercados espalhados pela cidade, onde pode encontrar comida saudável e de quilómetro zero, gostaríamos de destacar uma aplicação que há alguns anos tem ajudado muitas empresas a reduzir o desperdício alimentar e muitas pessoas a comer refeições saborosas a preços baixos. Estamos a falar do Too Good To Go, graças ao qual lojas e cafés vendem os produtos que sobraram do dia a preços muito baixos. Muitas vezes, quem recorre ao Too Good To Go não sabe exatamente o que vai encontrar no saco, o que também torna a experiência divertida.

Outra dica é usar as inúmeras fontes de água potável para encher as suas garrafas de água ou garrafas recicladas, evitando o uso excessivo de plástico.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *