Associações, envolvimento cívico e espaços culturais

Envolver-se em associações, voluntariado ou engajamento político em Lisboa enquanto jovem é uma ótima maneira de construir as suas conexões com a comunidade, influenciar mudanças e ganhar experiência valiosa. Aqui estão alguns passos e conselhos sobre como começar:

Identifique os seus interesses e valores

O que o apaixona? Considere quais questões ressoam consigo — seja ambientalismo, direitos humanos, justiça social, educação, artes e cultura ou ativismo político.

Alinhe-se com os seus valores: reflita sobre aquilo em que acredita para encontrar associações e causas que correspondam aos seus princípios.

Procure locais centrados no social em Lisboa

Lisboa tem uma cena jovem vibrante, com muitas organizações dedicadas aos jovens. A maioria delas vende bebidas e comida, oferece eventos culturais, debates, sessões de cinema e muito mais. Aconselhamos que as siga no Instagram, onde publicam a maior parte da sua comunicação. Alguns exemplos incluem:

Associação Sirigaita – 

https://www.instagram.com/sirigaitalisboa/?hl=en

https://sirigaita.org

Associação Zona Franca nos Anjos 

https://www.instagram.com/zonafrancanosanjos/?hl=en

Associação Disgraça 

https://disgraca.com/

https://www.instagram.com/a.disgraca/?hl=en

RDA 69

https://rda69.net

Casa do Comum

https://www.casadocomum.org

Também pode procurar algumas associações focadas em temas específicos:

Jovens Voluntários: Muitas organizações, como as que se dedicam ao trabalho social, conservação ambiental e atividades culturais, oferecem oportunidades de voluntariado. 

Confira esta plataforma para encontrar oportunidades de voluntariado: 

https://eurocid.mne.gov.pt/voluntariado

Associação Portuguesa de Jovens Empresários (APJE): Para aqueles que se interessam por empreendedorismo, esta associação oferece apoio e networking para jovens empreendedores. Aqui está o Site deles. 

Explore oportunidades de voluntariado

No âmbito de um projeto KA2 em parceria com a Spin e outras ONG da Europa, foi criado o guia CEVY (engajamento cívico através do voluntariado para jovens), onde podemos encontrar uma lista de oportunidades de voluntariado para jovens! 

INSERIR PDF NA PÁGINA WEB

IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude): uma instituição estatal que promove oportunidades de voluntariado e financiamento para iniciativas juvenis. Agora Nós: um programa de voluntariado, apoiado pelo IPDJ, que oferece voluntariado a jovens portugueses, dos 14 aos 30 anos, nas áreas do ambiente, solidariedade social, desporto, saúde e cultura, e que financia até 13 € de despesas.

Agora Nós: um programa de voluntariado, apoiado pelo IPDJ, que oferece voluntariado a jovens portugueses, dos 14 aos 30 anos, nas áreas do ambiente, solidariedade social, desporto, saúde e cultura, e que financia até 13 € de despesas.

Bolsa de Voluntariado: é a partir dos 18 anos, sem limite de idade. É uma plataforma onde se pode procurar ou publicar oportunidades de voluntariado a nível nacional.

Voluntariado em eventos e festivais: Lisboa é palco de muitos festivais, exposições de arte e eventos sociais que muitas vezes procuram voluntários. Eventos como o Festival Mês da Juventude ou o Rock in Rio Lisboa são ótimos locais para conhecer pessoas com interesses semelhantes.

Organizações de impacto social: muitas ONG em Lisboa se concentram em ajudar comunidades marginalizadas, refugiados ou na defesa dos direitos humanos. O voluntariado em locais como os seguintes pode ajudá-lo a causar impacto e orientá-lo a encontrar a sua oportunidade em programas financiados ou não financiados. 

Oportunidades de voluntariado local

Associação Spin:

Uma associação que trabalha para promover o diálogo intercultural e os direitos humanos através de programas de mobilidade. A Spin tem parcerias com muitas associações locais e pode ajudá-lo a encontrar a sua experiência de voluntariado. 

Refood: A Refood mobiliza os recursos da comunidade e o seu sentido de responsabilidade social e ambiental para co-criar uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Os voluntários podem dedicar de 1 a 3 horas por semana para recolher alimentos e distribuí-los entre os beneficiários. 

Just a change: Eles querem combater a pobreza habitacional reconstruindo casas com voluntários. 

Associação dos Animais de Lisboa : se gostas de animais, podes ter oportunidades de cuidar deles, na tua casa ou no abrigo de animais, e talvez dar um passeio com eles. 

Speak Social : se quiser apoiar a experiência linguística dos recém-chegados a Lisboa e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de estar num ambiente internacional, pode tentar ser o que se chama um «buddy». 

Cruz Vermelha Portuguesa: procuram perfis diferentes para diferentes oportunidades de voluntariado, verifique diretamente com eles. 

Conselho Português dos Refugiados: eles podem publicar várias oportunidades nas suas páginas nas redes sociais ou pode preencher um formulário para voluntariado geral. 

Junte-se a movimentos ativistas locais

Movimentos ativistas

LGBTQiA+

Lisboa tem uma forte tradição de ativismo, especialmente em questões como alterações climáticas, direitos LGBTQ+, habitação e justiça social.

Considere juntar-se a movimentos ou grupos de base que se alinhem com os seus interesses políticos

Voluntários do Europride

Ilga Portugal é uma organização cujo principal objetivo é a integração social da população lésbica, gay, bissexual, trans e intersexual e das suas famílias em Portugal através de um programa alargado de:

Para se manter atualizado sobre as manifestações em Lisboa: 

https://www.instagram.com/lgbtilisboa/?hl=en

Grupos ambientalistas: Portugal tem uma forte comunidade ambientalista. Organizações como a Quercus e a Climaximo são associações que trabalham para proteger o ambiente e se concentram na proteção ambiental, onde pode participar em campanhas e atividades.

Zero waste lab para lutar contra o desperdício.

Movimento pelos direitos à habitação

Devido à gentrificação, alguns movimentos foram criados, como o Habita Coletivo e a Vida Justa , para fazer protestos pacíficos e apoiar pessoas que precisam de proteção do seu direito à habitação.

Envolvimento estudantil: Se estás na universidade ou planeias matricular-te, confere as associações de estudantes (Associação de Estudantes), que muitas vezes têm agendas políticas e sociais fortes. Elas também são ótimos espaços para conhecer pessoas e envolver-te em iniciativas lideradas por estudantes.

Fica atento aos debates públicos ou painéis de discussão organizados por universidades, centros culturais ou organizações políticas. Muitas vezes, esses eventos são abertos a jovens que querem aprender e se envolver.

Se estiveres a estudar em Lisboa, a tua universidade provavelmente tem as suas próprias associações ou grupos políticos. Esses órgãos estudantis costumam ter muitos eventos políticos e sociais nos quais podes te envolver.

Associação Académica de Lisboa

Universidade ISCTE

Alerta de todas as conferências

Universidade Católica

Envolver-se leva tempo, então seja paciente e mantenha-se comprometido com as causas que te interessam. Construir relacionamentos na comunidade e causar impacto requer persistência.

Quer seja voluntário ou participe em movimentos políticos, o seu envolvimento será mais eficaz se se comprometer com a causa ao longo do tempo, em vez de entrar e sair!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *